quarta-feira, 15 de junho de 2016

A paisagem da rua
Na paisagem, pode-se começar dizendo que a cor predominante da paisagem é a cor verde. Bom, o verde é da gramada pracinha, e das grandes, altas árvores que não são naturais daqui, que percebe-se que foram plantadas, mas fazem parte da paisagem porque já foram plantadas ali faz muitos anos.






Também me chama atenção uma casa rosa com uma grade branca, que o dono que reside aquela moradia tem um caro, uma moto e um trator, sim um trator, bom quando eu era novo aqui na escola me perguntava se realmente cabia tudo isso mas com o tempo descobri que sim. Do lado direito, da casa rosa, tem mais duas casas, uma cinza e a outra azul, nelas não te nada de mais, nada que chame muita atenção.
Na paisagem também tem vários postes de luz, exceto um que também é de luz mas esse sim chama atenção: o primeiro motivo é que ele está praticamente do lado da janela, no centro da paisagem, e o outro motivo é ter uma casa de barro construída nada mais nada menos que o joão-de-barro, e ela também tem uma grande curiosidade, porque depois de várias chuvas, e temporais ela continua intacta, mesmo não tendo mais ninguém morando nela.
Do lado esquerdo da casa rosa tem também mais duas casas, sendo uma delas de madeira frágil que também como casa do joão-de-barro me pergunto como ainda está de pé? Com muitos temporais, chuvas, ventanias ……..
Atrás das grandes árvores, e atrás das cinco casas, temos uma lomba do bairro, ou uma vila que tem ali atrás, e por sinal ali também tem muitas casas. Essas casas são de diversas cores, e duas em específico chamam a atenção: uma sendo bem centralizada contém e cima do telhado uma caixa d’água de fibras azul. E a outra coisa que contém em cima do telhado da oura casa do lado, são duas chaminés, talvez uma churrasqueira, ou lareira, ou até um sistema de ventilação, talvez.
Na pracinha tem uma gangorra, quatro bancos, uma quadra de futebol, um balanço, e um escorregador. E ainda do lado. Bem mais do lado direito, tem umas novas casas que estão terminando de construir, talvez para os moradores da velha dick, ou talvez minha casa minha vida.
O oque está em cima é uma descrição, e descrição é: na origem latina descríptio é a acção e o efeito de descrever (representar alguém ou algo através da linguagem, definir algo distinto ou grau de detalhe.
E para descrever precisamos observar, e observar é : do latim observação é observation, a observação é a acção e o efeito de observar (examinar com atenção, olhar com por menor, e constatar).
E para observar precisamos de alguma coisa para olhar, no caso a paisagem, e paisagem é : os aspectos perceptáveis do espaço geográfico, isto é, a form como compreendemos o mundo a partir de nossos sentidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.