quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Mapeamento Preliminar da área de entorno da E.M.E.F. Porto Novo:

Nas últimas pesquisas feitas no projeto LIAU os alunos se preocuparam em (re)construir conhecimentos do seu lugar à partir daquilo que é revelado pelo "sistema natural", pelo "sistema construído" e pela "gestão ambiental" da cidade. 

A dinâmica possibilitou uma maior compreensão do mundo, justamente, à partir do estudo do lugar do estudante.

Para tanto, foi feito um mapeamento preliminar da área de entorno da E.M.E.F. Porto Novo, onde foram evidenciados os três sistemas supramencionados, a saber, e entre outras coisas:

SISTEMA CONSTRUÍDO:
- o Sambódromo
- o complexo de residências da Nova Vila Dique
- o complexo de residências do Programa Minha Casa Minha Vida

SISTEMA NATURAL:
- Arroio Feijó (limite com a cidade de Alvorada)
- Arroio Santo Agostinho (um dos tributários do Rio Gravataí)
- áreas verdes

GESTÃO AMBIENTAL:
- A canalização do Arroio Santo Agostinho, que passa bem em frente a escola, porém, justamente, canalizado, "reaparecendo" a céu aberto do outro lado da rua, da Avenida Élvio Antônio Filipetto.
- A canalização do mesmo arroio que passa, novamente a ser canalizado por sob o complexo residencial do Programa Minha Casa Minha Vida.

Veja-se um exemplo:
Mapeamento preliminar da área de entorno da E.M.E.F. Porto Novo
Autor: aluno Yuri Sullyvan (9º ano (C31)) 

Para realizar o mapeamento preliminar, os estudantes utilizaram imagens de satélite do sensor GeoEye-1 que foi lançado pelo foguete Delta II (set. de 2008), ou seja, imagens orbitais fornecidas gratuitamente, respectivamente, pelos serviços de pesquisa Google Maps e pelo programa de computador Google Earthh™da multinacional Google Inc., e, o editor de imagens básico Microsoft Paint, que vem como acessório, no sistema operacional Windows.

O objetivo de tal trabalho foi o de, entre outras coisas, tornar consciente aos estudantes que os trabalhos de mapeamentos, bem como o de reambulação são complementares, assim como, também, complementares são os três "sistemas" supraditos.

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