sexta-feira, 24 de março de 2017



Enganadas pelo veranico de agosto das últimas semanas, as árvores já começaram a colorir as ruas de Porto Alegre, embora a primavera ainda esteja a mais de um mês de chegar. Que a cidade fica mais bonita com os ipês roxos em flor, não há dúvidas. Mas o cenário bonito pode esconder, segundo especialistas, um descompasso ambiental.Em condições normais, as flores deveriam desabrochar apenas no auge da primavera, que se inicia em 23 de setembro. Mas as temperaturas elevadas, inesperadas para o período de inverno, acabaram influenciando o desenvolvimento das plantas.Lista de árvores tombadas em Porto Alegre é atualizada sem incluir novos exemplares
Revitalização do Cais Mauá prevê corte de 330 árvores
— É uma situação anormal. O calor acelera o metabolismo das árvores, mas as consequências disso ainda devem ser estudadas, incluindo questões mais amplas, como o impacto das mudanças climática no desenvolvimento das espécies vegetais — afirma o biólogo Paulo Brack, mestre em botânica, doutor em ecologia e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Segundo ele, os danos ambientais podem ser ainda mais graves caso ocorra geada, fenômeno típico do inverno que pode prejudicar também a frutificação. De acordo com a bióloga Leila Macias, doutora em biologia vegetal e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o clima quente em pleno agosto pode trazer surpresas na hora de colher os frutos:
Conheça bons motivos para manter as árvores em pé
Leia todas as notícias do Planeta Ciência
— Pode haver uma desarmonia entre as plantas e os polinizadores, que não estão presentes, já que o vegetal se adiantou no período de florescimento. Como resultado, é possível que tenhamos uma redução no número de frutos — aponta.


PORTO ALEGRA FAZENDO 245 ANOS VAMOS CUIDAR MAIS DA NOSSA CIDADE POIS ELA É LINDA      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.