sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Provocações & Guerras

 Grandes Guerras Graças a Pequenas Provocações

Por William da Rosa

Era uma vez, num dia muito lindo, na cidade cristã portuguesa de Faro, no século  XIV, ano de 1302, quando, de repente, do nada, apareceram os muçulmanos e gritaram: "Essa cidade é nossa!!!". Os cristãos responderam: "Não é nada!!!"

Paisagem de Faro, em Portugal

Uma senhora  veio e perguntou para os chefes militares dos dois povos que estavam frente a frente: "Por que vocês travarão batalha?"

O califa respondeu: "Minha filha, Ghayda, disse-me que o filho do líder cristão Júlio Giovane chamou nossa aldeia de 'lixão'..." 

O líder cristão, o mais forte dentre eles, chamou Júlio Giovane. O jovem veio imediatamente. Seu pai lhe interrogou: "É verdade que você chamou a aldeia dos muçulmanos de 'lixão', Júlio? 


Cerco muçulmano a uma cidade cristã

Júlio Giovane respondeu: "É verdade, meu pai..." 

O líder cristão falou: "Por hoje 'deu'". E, dirigindo-se ao muçulmano, disse: "Eu te pago 'dois bilhões' em ouro, e os nossos dois povos ficam em paz... O que achas?" 

Disse o muçulmano: "Tá bom... Porém, os nossos filhos estão proibidos de se verem e se falarem". Dito isso, o exército muçulmano se retirou...

No outro dia, o líder militar cristão deu em castigo para Giovane. Mandou-o ser aprisionado em seu quarto, para que refletisse na vida e na confusão que havia armado.   

Após meses sem ver o Sol e a luz do dia, na data marcada para ele sair, de seu quarto, Giovane  conscientizou-se de que ele havia errado feio e aprendeu a lição não se deve ofender outros povos e outras culturas, porque grandes guerras começaram graças a pequenas provocações. Então, o melhor a se fazer é se buscar a harmonia. 

Graças a Deus, no caso dele sua cidade cristã estava salva e acabou  tudo na paz, e, de novo, voltou tudo ao normal.

3 comentários:

  1. Uma senhora veio e perguntou para os chefes militares dos dois povos que estavam frente a frente: "Por que vocês travarão batalha?"

    Eu gostei dessa parte porque vocês travarão a batalha, mas eu gostei do texto.

    ResponderExcluir
  2. Giovane fez uma coisa errada de chamar a aldeia do califa de lixão

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.