terça-feira, 18 de outubro de 2016

O "porquê" de se trabalhar "contos" dentro do "projeto" LIAU?

O esforço teórico que está por detrás de escrever contos literários, aliando-os ao projeto LIAU, é o de se propor um “percurso formativo” que inclua o “sistema natural” e o “sistema construído” ao “lugar” do aluno.

Nesta proposta, ou, por assim dizer, nesta forma de trabalho, “lugar” do aluno assume (re)significado, pois, com a sua “produção textual”, o estudante acaba por compreender o território de uma forma crítica, visto que este estará sendo (re)construído pelo aluno a partir de uma produção literária – ainda que este território seja uma geografia distante; ainda que este território seja um outro continente.

Imagem retirada e modificada do "site" italiano do "Festival de Literatura de Viagem". Fonte: Disponível em: <http://www.festivaletteraturadiviaggio.it/>. Acesso em: 18 de out., 2016.

Por outros termos, o esforço em elaborar um conto com, por assim dizer, “raízes” de “sistema natural”, de “sistema construído” e de “urbanidade” exige que o aluno se dê conta e compreenda que essas dimensões estão ligadas, e não só no mundo literário, mas, sobretudo, no mundo real.

Imagem retirada da capa do livro MARANDOLA Jr. Eduardo; GRATÃO, Lúcia Helena Batista (Orgs.). Geografia e literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010. 354 p.



Continuemos a refletir...

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