O esforço teórico
que está por detrás de escrever contos literários,
aliando-os ao projeto
LIAU, é o de se propor um “percurso formativo” que inclua o
“sistema natural” e o “sistema construído” ao “lugar” do
aluno.
Nesta
proposta, ou, por assim
dizer, nesta forma de trabalho,
“lugar” do aluno assume
(re)significado, pois,
com a sua “produção textual”, o
estudante acaba por compreender
o território de uma
forma crítica, visto que este
estará sendo (re)construído
pelo aluno a
partir de uma produção
literária – ainda que este
território seja uma
geografia distante; ainda que este
território seja um
outro continente.
Imagem retirada e modificada do "site" italiano do "Festival de Literatura de Viagem". Fonte: Disponível em: <http://www.festivaletteraturadiviaggio.it/>. Acesso em: 18 de out., 2016.
Imagem retirada da capa do livro MARANDOLA Jr. Eduardo; GRATÃO, Lúcia Helena Batista (Orgs.). Geografia e literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010. 354 p.
Continuemos a refletir...
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