quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Traferencia da Antiga Vila Dique

 A Vila Dique, localizada na beira da Avenida das Indústrias, próxima ao Aeroporto Salgado Filho, começou a ser removida em 2009. 

O reassentamento, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, deixou para trás parte da comunidade após a demolição do posto de saúde, da escola de educação infantil, do Clube de Mães e da padaria comunitária. 

Assim, parte dos moradores foi para o loteamento Porto Novo.

Hoje, porém, cerca de 600 famílias moram na estrada de chão onde foi formada a Dique, cinco anos depois do início das remoções, essas pessoas lutam para reconstruir a Vila de onde não querem sair.

A comunidade foi formada principalmente por pessoas e famílias que vieram do interior do estado, em um movimento que se iniciou há cerca de 40 anos.
A remoção também foi iniciada sob o pretexto da ampliação do aeroporto, que seria necessária devido à Copa do Mundo. 
A reforma, no entanto, nunca saiu do papel e a Vila acabou dividida pela metade; a parte que ficou na Antiga; a parte que foi para o Porto Novo, um reassentamento que, de fato, nunca terminou da maneira inicialmente proposta.

Resultado de imagem para imagens da antiga dique na ponte

Aqui é a entada da vila dique Passei muitas alegrias com o pessoal nasci aqui e agora estou morando no Porto Novo estudo na escola E.M.E.F Porto Novo.

Posso dizer, como moradora que a atual Dique está sofrendo muito com o problema da violência. Antes, na antiga vila, pudíamos ficar na rua até mais tarde e não tínhamos medo de tiroteios. Agora não. Há tiroteios quase todos dias. Não dá para ficar na rua.

Por razões geográficas a Antiga Dique era mais segura. É possível ver isso na imagem de satélite abaixo:

  Imagem de Satélite da Antiga Vila Dique

Como se pode ver na imagem acima, o "dique" (por isso Vila Dique) a leste e a área das empresas e de plantações a oeste, somada a uma "entrada" e a uma "saída" de difícil acesso protegiam a antiga vila.

Por isso, lá, tínhamos mais segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.